MEMÓRIAS DIVERTIDAS - Capitulo 21
OS AUTOMOVEIS
Quem não gosta dum belo automovel? No mundo empresarial o primeiro sinal de sucesso revelasse através dum "grande carro".
Pode a empresa não estar "em boa forma fisica", quase na falência, mas um belo automovel de preferência de uma grande marca...isso não pode faltar ao "patrão".
Não há duvida, um sinal exterior de riqueza (ou falsa riqueza) é isto mesmo...um grande automovel.
Mas na realidade esta invenção boa, que é nada mais nada menos que o pior investimento que se pode fazer, também é na realidade um bem quase essencial, para as nossas vidas.
Pesquisei um pouco da história do automóvel e fiquem a saber:
Como tantas outras máquinas complexas, ele foi resultado de uma longa e lenta evolução. Ainda no século 15, o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A ideia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor.
Bastou isso ocorrer para que o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot criasse, em 1769, a carruagem movida a vapor, uma das primeiras versões do que viria a ser o automóvel. A invenção de Cugnot demorou um pouco para se popularizar, mas em 1800 já existiam autocarros a vapor circulando pelas ruas de Paris. Esses veículos, que funcionavam queimando carvão, eram pesados, barulhentos e fedorentos – tanto que foram proibidos na Inglaterra, onde os comboios já eram o principal meio de transporte.
O automóvel como o conhecemos exigia um novo salto tecnológico, que seria dado com a invenção do motor a explosão e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850.
Ainda no final do século XIX, dois engenheiros alemães, Karl Benz e Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas concorrentes de automóveis movidos a gasolina e, por isso, são considerados os pioneiros do carro moderno. Daimler e Benz iriam, aliás, se unir em 1926, criando a Daimler-Benz, cujos carros, com o nome Mercedes-Benz, são vendidos ainda hoje. Todos os primeiros quilômetros da evolução da máquina foram percorridos na Europa. Os Estados Unidos, que até o início do século 20 só copiavam os avanços tecnológicos, mudaram essa história em 1908, quando o industrial Henry Ford passou a produzir carros padronizados em massa.
FIQUEM COM ESTAS LEMBRANÇAS:
Até á próxima