MEMÓRIAS DIVERTIDAS
Capitulo 7
As tecnologias: Gira Discos.
O que me ocorreu pensar neste assunto foi em arrumações em casa ter encontrado alguns discos em vinil. Discos em vinil?!! Sim, porque nem sempre houve os chamados "DVD"!
Hoje colocam-se no leitor, com um comando á distância liga-se a aparelhagem, liga-se o leitor de DVD, aumenta-se o som, escolhe-se a musica que se quer ouvir, ejecta-se o dvd... tudo á distância!
Mas tempos houve que as coisas não funcionavam assim.
Então era assim, um prato "rodante" um braço com uma agulha e assim se ouvia musica.
Agora o pormenor aqueles pequenos riscos que vemos na foto em baixo são os intervalos das musicas! Isto significava que era necessário alguma precisão para colocar a agulha na musica que queriamos ouvir. Mas... pasme-se! Já havia gira-discos que iam automaticamente para a 1ª musica, ou seja para o inicio do disco e quando chegava á ultima musica portanto naquela faxa junto ao "rotulo" do disco (neste exemplo aqui a vermelho), também automáticamente o braço subia e regressava ao descanso! Mas... se quisessemos ouvir vários singles, que para quem não sabe eram discos mais pequenos só com uma musica de cada lado do disco, também havia gira discos que permitiam colocar 6 ou 7 ou 10 discos empilhados num sistema próprio do gira discos e que á medida que cada single ia chegando ao fim outro caia para cima do ultimo e assim se podia ouvir varios singles seguidos.
Vejam a demonstração de uma aparelhagem sonora da decada de 80
Fantástico!
Portanto cassetes, discos de vinil e companhia eram as tecnologias sonoras dos anos 80
As tecnologias: Telefones.
Quem se lembra dos nossos telefones?
Vejamos uma breve história do telefone:
O telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar, é o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias. A sua história teve início na oficina de Charles Williams, localizada na cidade de Boston, e onde também trabalhava Tomas A. Watson, pessoa que sentia entusiasmo e simpatia por coisas novas, e se dedicava, em tempo integral, à invenção e ao aperfeiçoamento de aparelhos elétricos.
Foi nesta mesma oficina que se deu o encontro entre Watson e Alexander Graham Bell, que havia estudado na Universidade de Boston, era professor de fisiologia vocal, e tinha se especializado no ensino da palavra visível (sistema inventado pelo seu pai, com a finalidade de que uma pessoa surda pudesse aprender a falar).
Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes os avanços das telecomunicações até o que hoje chamamos de telemoveis.
Em Portugal muitos de nós se lembram deste telefone:
Não era fácil "discar" com o nosso "dedinho" os vários numeros daquela "rodela" magnifica.
Video do Museu dos Telefones:
Em 1973, quase 100 anos depois da invenção do telefone, a marca Motorola apresentou ao mundo o primeiro telemovel. Este aparelho foi desenhado por Martin Cooper, que fez a primeira ligação para a concorrência (Bell Labs), com quem disputava a criação de um aparelho telefônico que não usasse fios. Esta primeira ligação foi recebida por Joe Engel, que não se amedrontou com a derrota. Pelo contrário, aperfeiçoou a tecnologia e fez com que O Bell Labs fosse responsável pelo telemovel tal qual como hoje é conhecido em todo o mundo.
Lembro-me de ver chegar ao meu local de trabalho um cliente de ferramentas que trazia o primeiro telemovel que vi em 1988, algo assim:
Era quase necessário uma mala para o transportar. E depois, depois...
E agora:
E se duvidamos que vamos ficar por aqui...é melhor tirarmos essa duvida. Já vimos telemoveis pequenos, pequenissimos, voltámos agora a grandes e hoje vi num transporte publico uma moça com um iphone em que a capa era um urso com orelhas e tudo e que ocupava a metade da cara da jovem, por isso... tudo é possivel.
(Estejam a vontade para dar mais sugestões sobre temas que gostariam de ver postados, e sintam-se livres para colocar comentários sobre o que acham do blog até agora, comentários esses que são claramente bem vindos)
Sem comentários:
Enviar um comentário